Presidente do clube catalão mantém conversas com estafe do craque. Negociação pode envolver Umtiti, Dembélé e Rakitic, mais valor pela transferência
Neymar se recupera de lesão no tornozelo — Foto: Reuters
Depois de dois anos no Paris Saint-Germain, Neymar está perto de voltar ao Barcelona. O clube catalão vem mantendo conversas com o estafe do craque em busca de um retorno. Fontes com conhecimento do assunto, ouvidas pelo GloboEsporte.com, confirmam que a negociação está bem encaminhada e que existe a possibilidade de ser concretizada na próxima janela de transferências, que abre em julho.
A forma do negócio está sendo discutida. A ideia é que o Barcelona pague em torno de 100 milhões de euros ao PSG e ceda mais alguns jogadores. Os nomes mais fortes neste momento são Umtiti, Dembélé e Rakitic.
O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, tomou as rédeas da negociação. Apesar de Neymar ter saído brigado do Barcelona, em 2017, o mandatário blaugrana gostaria de ver o antigo camisa 11 novamente no clube.
Neymar tem contrato com o PSG até o meio de 2022. Diferentemente do que aconteceu há dois anos, quando o clube francês pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros para tirá-lo do Barcelona, desta vez não há multa rescisória. Ou seja, o desejo do camisa 10 da Seleção não será suficiente para que ele deixe Paris.
Mas o PSG, por sua vez, já admite internamente negociar Neymar, como já havia noticiado o jornal francês "L'Equipe", desde que chegue uma proposta que a diretoria considere interessante. O presidente Nasser Al Khelaifi disse à revista "France Football" que não quer mais comportamento de celebridades no clube e depois falou especificamente do brasileiro ao ser questionado.
- Quero jogadores dispostos a dar tudo para defender a honra da camisa e participar do projeto do clube. Aqueles que não querem, ou não entendem, nós vemos e conversamos uns com os outros. É claro que há contratos a serem respeitados, mas a prioridade agora é a total adesão ao nosso projeto - disse o presidente do Paris.
- Ninguém obrigou Neymar a assinar conosco. Ninguém o forçou. Ele veio conscientemente para participar de um projeto - completou.
A volta de Neymar ao Barcelona é um desejo do elenco catalão. O craque é muito amigo da maioria dos jogadores, principalmente Messi, Suárez e Piqué. Ele próprio também vê com bons olhos essa possibilidade. A passagem do brasileiro por Paris não está sendo como ele esperava. Somente títulos franceses, lesões complicadas e por último o escândalo no qual é acusado de estupro pela modelo Najila Trindade.
Há um problema entre as partes que precisaria ser resolvido antes do possível retorno. Neymar tem um processo contra o Barcelona por um bônus de renovação não pago, no valor de 26 milhões de euros. O Barça alega que o contrato não foi cumprido, pois menos de um ano depois da renovação, assinada em outubro de 2016 e com validade até 2021, ele se transferiu para o PSG. A defesa do craque, por sua vez, não entende dessa maneira.
Outro nome que desperta interesse do Barcelona é Griezmann. O francês, que anunciou estar de saída do Atlético de Madrid, também mantém conversas com o clube catalão.
Por Caio Ribeiro e Ivan Raupp — Rio de Janeiro
GLOBO ESPORTE